8.12.13

Design de Moda: Final do Primeiro Semestre 'MOULAGE'

Hey pessoal, estou aqui enfrentando meu final de semestre, o primeiro de muito, e como já recebi de volta algumas pastas, irei mostrar para vocês tudo o criei e aprendi, e no post de hoje irei falar sobre moulage! 

Pra quem não sabe, moulage é a arte da alto costura, você modela suas roupas direto no manequim com algodão cru, alfinetes e singelas marcações, depois disso você planifica em papel pardo, acrescenta margens de costura e logo após para o tecido desejado. Enfim, vou contar o passo a passo de todas as aulas e todas as peças construídas.

Nas primeiras aulas, os alunos marcaram as linhas do corpo, no nosso caso o feminino, como cintura, quadril, busto, linha lateral, para nos guiarmos com pences, pregas, para a roupa não ficar torta, lembrando sempre do uso do esquadro para tudo ficar alinhadinho. 

A primeira peça a ser construída foi a saia lápis básico (na imagem abaixo com o tecido floral), depois um corpo básico ajustado, que podemos simplificar como uma cropped. Essa foi a primeira pasta a ser entregue, e foi tudo costurado a mão.

Na segunda pasta e mais perfeita, foi feito o corpete (o qual não tenho fotos), fiz o meu bem pequeno e todo preto, com decote em coração e bem justo, e a segunda peça entregue foi o vestido godê, cheio de truquezinhos para ficar com o caimento perfeito, fiz a bobagem de costurar no cetim, e foi horrível, pois como ja disse, era tudo a mão, e não consegui chegar na finalização adequada. Foi ensinado também a saia cascata, no qual aprendemos em um video tutorial maravilhoso e exclusivo de uma vovó inglesa bem tradicional, porem essa peça era opcional, ou se fazia o vestido godê ou a saia cascata.

Aprendi muito com essa disciplina, pois não tinha base alguma de costura nem de moldes, me arrependo de não ter me dedicado tanto a essa disciplina e ter finalizado todas as peças adequadamente, porém agradeço muito a professora Ktea pelos seus ensinos. Tirei nota 8.8 na primeira pasta e 9 na segunda, fiquei extremamente feliz e essa media me incentivou muito a melhoras os meus defeitos e impaciência na costura. 



Assim que receber os trabalhos das outras disciplinas, irei fazer posts, estou louca para comentar sobre desenho de moda! E vocês não iram acreditar na evolução! É isso, um beijo no coração de todos!

3 comentários:

  1. É muito bom você falar sobre a sua faculdade! Vou guardar seu post na minha board do pinterest sobre isso, já que quero fazer moda ♥

    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
  2. Querida!! Parabéns!!! Amei o Post!! Um bjo da profe que torce por ti!! K

    ResponderExcluir