26.5.13

Como Administrar Seu Dinheiro


Para quem não sabe, comecei a trabalhar a um mês (todos chorando), em uma loja virtual chamada Lady Godiva, trabalho de área de mídias sociais, aquela que fica atualizando a page do facebook toda a hora e criando assim, uma identidade visual e cultural muito importante para a loja (se estiverem interessados no meu trabalho entrem em contato ♥). Enfim, hoje vim falar de money, sim o salário/mesada de cada mês que deve ser administrada minuciosamente para não ser "jogado fora",

Sou uma pessoa extremamente compulsiva, quando eu implico que quero uma coisa, eu não desisto até ter, e não importa o preço. Isso é um defeito perigoso, pois em questão de segundos já comprei produtos fora do meu orçamento. E por isso, resolvi dar algumas dicas de como organizar esse dinheiro para fazer ele render e evitar o sufoco.

1. Faça uma lista de tudo que você precisa/quer:

Nessa lista anote tudo que você quer, desde coisas simples como objetos até aos produtos super caros, e depois passe ela a limpo na ordem de prioridade, o que você precisar mais, você vai comprando primeiro. Isso ajuda a você a se organizar melhor nas suas compras, fazendo assim você pensar melhor antes de comprar aquela coisinha inútil que não irá te fazer falta por algo mais necessário. Conforme você vai completando a listinha, você vai riscando e acrescentando mais, mas nunca jogue fora e faça uma nova, pois depois você vai poder comparar o quanto seu dinheiro rendeu e quantas coisas comprou com essa organização.

2. Anote todas as contas em um caderninho:

Não tem como você manter sobre controle contas que você não faz ideia de que loja é, quantas parcelas são, valor, juros, data de vencimento, carnês, cartões de crédito. Não deixe tudo solto de maneira alguma! Pegue um caderno bem bonito, pode ser pequeno, enfeite ele para que fique agradável de se mexer com ele, e lá organize tudo por data de vencimento e por mês. Desta maneira você irá conseguir controlar o que irá poder gastar no mês seguinte, assim podendo fazer um investimento até em alguma compra de valor maior.

3. Lembre-se, o parcelamento no cartão de crédito é seu inimigo:

Isso mesmo, não se iluda que pela facilidade que os cartões de créditos dão a você que pode-se parcelar uma calcinha em 10 vezes. Compre se puder, e se for parcelar, parcele no mínimo que der, claro que é impossível você comprar tudo a vista, pois no fim  o preço de tudo anda bem salgado, uma boa saída é comprar no cartão de crédito em uma vez, assim você anota no seu caderninho aquele valor para o mês seguinte sem se comprometer com aquela parcela perseguindo você. 

4. Invista em produtos de boa qualidade:

Muitas pessoas erram (inclusive eu), ao comprar tal produto porque é mais barato, ai que mora o "pega pato". Podemos dizer aquele velho ditado da nossa vó: o barato sai caro. Irei dar um exemplo de uma jaqueta de inverno, você vai lá naquela loja legal e pega o modelo mais barato da loja: na primeira lavagem pega bolinha, desbota, encolhe, descostura, fica mastigada. Invista em produtos bons, assim você não irá precisar comprar outra jaqueta daqui a dois meses, vale a pena pagar um pouco mais caro em produtos de maior qualidade, mas também lembre que nem sempre o mais caro é o melhor. 

Então pessoal, é mais ou menos isso que queria dizer para vocês, são coisas bem simples que fazem a diferença na hora em que você precisa daquele dinheiro para tomar um sorvete com as amigas e você esta com a carteira vazia. Espero realmente que tenha ajudado e não esqueçam de curtir a page do blog aqui, e sempre comentar dando a opinião de vocês.

2 comentários:

  1. já me cravei bastante por causa de cartão de crédito...
    ainda mais quando é com coisa supérflua...

    comecei a fazer que nem o íten 2, pra controlar...
    mas no pc mesmo

    ResponderExcluir
  2. Mas só anotar já adianta um monte, você sabe de tudo dando uma olhadinha rápida e não se perde!

    ResponderExcluir