13.10.12

Dip Dye

Dip Dye é um a técnica em que você mergulha parcialmente o tecido em uma ou mais tintas, dando esse efeito degradê/arco-íris. Também existe o Tye-dye e o ombré, que são bem parecidos com o dip dye, tudo bem baseado nesse procedimento de tingimento. É bem fácil, mas não vou negar que achei um pouco chato de fazer todos os processos.

 Peguei um shorts bem velho e de cintura baixa ( que eu não gosto) para fazer de cobaia. Comprei tinta rosa e algumas tachinhas para dar mais alguns detalhes.


1. Como meu shorts era escuro, mergulhei ele na água sanitária, misturei com água então demorou cerca de um dia para o tecido desbotar. Prendi com alguns prendedores para o shorts não cair e manchar inteiro.

2. Para tingir é preciso 5 colheres bem cheias de sal, um tubinho de tinta para tecido ou jeans e água quente. Coloque a água em uma vasilha, misture o sal e depois o corante, não coloquei todo potinho já que estava pensando que iria dar errado. A tinta vem em pó, cada tubinho custa cerca de  um e setenta e cinco, no máximo dois reais. O sal serve para fixar a cor, tem alguns tutoriais que indicam colocar meia xícara de sal, eu já acho muito, então, faça como você achar melhor.

3. Esse procedimento é feito com o shorts já seco, assim o corante não irá subir e manchar onde não deve. Fique lá segurando e dando umas mexidinhas para ter certeza que irá pegar a tinta, como eu tinha descolorido o jeans, cuidei para tingir todas as partes brancas. Cerca de quatro minutos e pronto, já esta tingido.

Depois de seco coloquei algumas tachinhas circulares em metade de um bolso traseiro que rasguei, e algumas tachinhas menores também circulares, no lado da frente de um dos lados do shorts. No bolso traseiro esquerdo bordei uma cruz, pois não tinha nada para fazer e achei que iria ficar bonito. Para finalizar dei algumas rasgadinhas bem de leve só para a parte escura não ficar tão 'chapada'. É isso, vamos ver o resultado?


Achei que ficou bem bonitinho, mas da próxima vez vou ter mais cuidado principalmente na hora do tingimento. O jeans ficou meio duro, mas nada que uma boa lavagem com amaciante não resolva. É isso, kiss kiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário